Giovanna na praia

Giovanna na praia
minha razão de viver conhecendo o mar... Foto: www.melissabonon.com.br

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Hora da papinha

Que atire a primeira pedra que nunca deu papinha industrializada para seu bebê!

Gente, quem tem tempo para fazer a papinha diariamente pode ir se achando porque se tem uma coisa que dá trabalho para fazer todo santo dia é a tal da papinha. Sempre cozinho com o maior prazer. Mas aqui em casa tenho um problema sério que é o marido não gostar de 80% dos legumes, verduras e folhas que precisamos colocar nas papinhas do bebê. Ok, vocês podem falar na minha cabeça e dizer que isso não é desculpa para eu me alimentar como ele. Mas pra quem trabalha, cuida de filha (fora do horário da escolinha), dá umas arrumadas na casa, lava, e passa, passar algumas horas diariamente no fogão pra fazer 2 tipos de comida não é lá muito atraente. E nada prático, diga-se de passagem.

Qual solução encontrei: faço as papinhas da Gi com o maior amor e carinho e depois congelo! Simples assim. E faço isso sem dó. As opiniões são controversas. Há quem diga que a comida deve ter sido feita no mesmo dia, há quem diga que não há problema algum congelar (desde que tenha sido preparada com alimentos frescos) e há quem diga que não há mal algum em dar comidinha daquelas que compramos prontas.

Vá lá... eu também não tenho coragem de dar essa pronta de supermercado sempre pra minha pequena né? Então, pelo menos uma vez por semana, mãos à obra! Na receita das papinhas, sempre há 1 tipo de folha, 1 legume, 1 vegetal, + ou – 150gr de carne magra (geralmente uso frango) e 1 carboidrato. Como eu gosto de fazer sempre com ingredientes comprados no mesmo dia, acabo comprando a quantidade exata que vou usar no dia de fazer. Sempre dá uma quantidade grande de papinha. Como a Gi come 2 vezes ao dia e pela manhã ela come a comida da escolinha, acaba dando mais ou menos a quantidade de papinhas da semana + do final de semana.

Todos os dias eu “desço” do freezer pra geladeira a papinha do dia seguinte, pra não precisar descongelar no microondas. No começo esquentava no banho Maria. Mas depois perdi a paciência. Atualmente coloco num prato de vidro e... dá-lhe microondas! Um minuto e meio depois não se ouve mais o choro da Gi pedindo comida! E ela é voraz!

Uma coisa interessante que o pediatra falou na última consulta foi: 3 vezes na semana acrescentar na papinha 1 porção de feijão e 1 gema de ovo cozida. Tenho feito desde semana passada. Ele disse pra dispensar a clara e dar somente a gema cozida (no dia) misturada à papinha. Então, um dia é gema de ovo e no outro dia é a vez do feijão. Nunca dando como refeição, sempre acrescentando à papinha com os ingredientes citados acima.

Também passei a acrescentar à refeição da Gi um pouco de gelatina líquida após a refeição como sobremesa. Hoje dei pela primeira vez e acho que ela adorou! E vocês mamães, como costumam fazer e armazenar as papinhas?

Receitas são bem vindas, ok?
Beijocas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário