Giovanna na praia

Giovanna na praia
minha razão de viver conhecendo o mar... Foto: www.melissabonon.com.br

terça-feira, 20 de março de 2012

Como consultar a qualidade da água da praia que sua família frequenta

Ufa!! Finalmente um tempinho livre pra postar algo de muito útil aqui no Blog.
Alguns já sabem que a Gi pegou uma virose na praia no último Carnaval. De acordo com a médica do PS e do pediatra dela aqui de Campinas, foi uma contaminação gerada pela má qualidade da água do mar, virose esta que se prolifera muito mais nas altas temporadas do litoral brasileiro – sim, isto acontece em nível Brasil, uma vez que não há um controle sanitário e muito menos comportamental nas praias brasileiras. 

Também fiquei muito assustada quando minha mãe me contou um caso de uma amiga que perdeu o netinho de pouco mais de um ano, se não me engano, por conta de uma bactéria adquirida ao ingerir areia da praia (por conta das fezes de cachorros que passaram por lá). Isto serve como um alerta para ficarmos de olho e não vacilarmos com os pequenos. 

É claro que como jornalista, penso também em postar conteúdos que tenham alguma utilidade para meus leitores. Pensando também em me precaver, fui me informar sobre como tomar mais cuidados na hora de ir ao mar com a pequena. Descobri algo que pode ser muito útil para os pais ficarem atentos à qualidade da água do mar.
Não fui a fundo no assunto por falta de tempo, mas descobri que aqui no litoral paulista existe um órgão que faz o monitoramento da qualidade da água do mar. Trata-se da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB –, agência do Governo do Estado responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição, que tem como objetivo preservar e recuperar a qualidade das águas, do ar e do solo.
http://www.cetesb.sp.gov.br/Qualidade-da-Praia/mapa o internauta pode acompanhar periodicamente como está a qualidade da água de todo o litoral paulista. O órgão colhe, inclusive, material não apenas de uma parte de determinada praia, e sim de diferentes pontos de uma mesma praia. O internauta pode, também, acompanhar o serviço por meio de mapas de localização. O mesmo serviço pode ser obtido através de um simples telefonema. Basta ligar para 0800-113560 e se informar como anda a qualidade da água do mar da praia que você irá visitar. 

Acima, imagem de como aparece a pesquisa Mapa de Qualidade das Praias. Março 2012. Crédito: Cetesb.

Pesquisa Boletim Semanal – Qualidade das praias – 2011/2012. Março 2012. Fonte: Cetesb.


Achei essa prestação de serviço muito bacana! 

Acredito eu que outros Estados brasileiros tenham órgãos com a mesma finalidade. Basta pesquisar e descobrir se eles fazem o mesmo monitoramento para você passar dias de descanso com a tranqüilidade de saber que seu filho está curtindo o mar em água própria para o mergulho. Fica a dica!!
Beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário